quinta-feira, 17 de maio de 2012

FMI vai revisar programa de ajuda à Grécia após eleições em junho

Sem governo de coalizão, Grécia terá novas eleições em 17 de junho.
Grécia aguarda liberação de nova parcela de ajuda financeira.


O Fundo Monetário Internacional (FMI) irá aguardar as novas eleições da Grécia, marcadas para 17 de junho, para revisar o programa de empréstimo, afirmou nesta quinta-feira (17) o vice-diretor de assuntos internacionais do fundo, David Hawley.
"Nós sabemos que foram convocadas eleições e nós estamos ansiosos para entrar em contato com o novo governo, quando este for formado", disse Hawley, em coletiva de imprensa. "O essencial é que nossa missão (em Atenas) será após as eleições. Não tenho data específica", afirmou.
Hawley afirmou ainda que a saída da Grécia da zona do euro é "apenas uma de múltiplas possibilidades" para a crise da dívida do país, e que o FMI irá analisar a hipótese "de um ponto de vista técnico".
O premiê interino da Grécia, Panayotis Pikramenos, diante do Parlamento nesta quinta-feira (17) em Atenas (Foto: AFP)O premiê interino da Grécia, Panayotis Pikramenos, diante do Parlamento nesta quinta-feira (17) em Atenas (Foto: AFP)
O governo tecnocrata formado nesta quinta e composto, em sua maioria, por acadêmicos e altos funcionários, tem como principal missão preparar as novas eleições, depois que os partidos falharam em formar um governo de coalizão, por conta da fragmentação parlamentar após as eleições de 6 de maio, aumentou as dúvidas sobre a continuidade do endividado país no euro.
A Grécia, abalada por uma forte recessão, manifestou na votação de 6 de maio a rejeição às medidas de austeridade instauradas em troca de um plano de ajuda internacional. Partidos extremistas antiausteridade, à direita e à esquerda, conseguiram boa representação no Parlamento.
A permanência do país na zona do euro provoca dúvidas e cria instabilidade nos mercados financeiros internacionais. O partido de esquerda radical Syriza, contrário às medidas de austeridade, é apontado como o grande favorito das novas legislativas.
Sem apoio adicional, a Grécia pode ficar sem dinheiro antes do final de junho para pagar salários governamentais e programas de bem-estar social. Esses gastos dependem do programa de ajuda de € 130 bilhões do FMI e da União Europeia. Uma parcela desses recursos, de € 1,6 bilhão, estava programada para ser liberada no final deste mês mas, com as novas eleições, deverá ter que aguardar ao menos até junho.
Com informações da Reuters, EFE e France Presse

Nenhum comentário:

Postar um comentário