PRODUTO:
LOCAÇÃO DE LIVROS
DIGITALIZADOS PARA ESTUDANTES DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS
A ESCOLHA DO PRODUTO E OS FATORES DETERMINANTES DA
DEMANDA
A ideia de digitalizar livros didáticos, com a devida autorização das
editoras, somado ao suporte de um tutor online via Skype para estudantes universitários,
é pioneira no mercado, e surgiu da real necessidade percebida por nós, dos
estudantes terem acesso aos materiais de estudo recomendados pelos professores
do curso de Economia, considerando que
algumas obras não estão disponíveis nas bibliotecas da universidade. Pesquisamos
na internet os serviços disponíveis que são semelhantes à nossa proposta e
encontramos trabalhos desenvolvidos ou a serem desenvolvidos por grandes
empresas da internet relacionados à propagação do conhecimento científico
contido nas bibliotecas de todo o mundo a partir da digitalização desse
material.
Como se trata de um negócio e visamos o lucro baseado na qualidade de
nosso acervo, alugamos o pacote de todos os livros recomendados pelos
professores de Ciências Econômicas, do 1° semestre/2012, da Universidade
Federal do Amazonas. Nosso cliente terá direito a uma semana com todo o
conjunto de livros e o suporte técnico de tutores especializados no assunto,
que estarão online para tirar qualquer dúvida sobre os livros alugados.
Concederemos ao estudante uma senha que expirará dentro de sete dias corridos
após o pagamento da taxa de aluguel.
Conheça um pouco da
História da Locação de Livros Online
Ler sempre foi um hábito saudável que colabora para elevar o nível
cultural das pessoas, mas nem sempre o acesso à leitura foi tão amplo como o é
hoje em dia. Dispomos de jornais, livros, revistas, periódicos e um instrumento
poderosíssimo que é a internet. Mesmo assim, a sociedade tem enfrentado um
paradoxo, pois no mundo da informação, muitos ainda se encontram deslocados
diante dessa gama de conhecimento.
No fim dos anos 90, surgiu na Feira do Livro de Frankfurt um pequeno aparelho
que podia armazenar vários volumes impressos convertendo-os a arquivos
digitalizados, evitando o uso excessivo do papel, tratava-se do e-book. Alguns
pensavam até que as editoras não teriam mais o que comercializar com esse novo
aparato tecnológico. Como todo o recurso digital, o e-book foi se desenvolvendo
até chegar ao mercado de consumo e, junto com a internet o acesso a quase todos
os tipos de conteúdos ficou disponível aos usuários da era digital.
Nos últimos vinte anos, a página mais famosa de busca “google search”,
que facilita o acesso a livros digitalizados, levantou grandes debates sobre o
prejuízo que estaria causando às editoras, promovendo o acesso gratuito aos
materiais acadêmicos e literários. Mesmo com tanta tecnologia, o consumo de livros
impressos ainda continua grande, pois muitas pessoas parecem preferir manusear
as obras no aconchego de um sofá, de uma cadeira acolchoada ou em seu quarto
antes de dormir. Mas isso não significa que essa prática perdurará por muito
tempo, considerando a crescente indústria digital que tem oferecido grandes
vantagens aos seus clientes.
Diante dessa situação, algumas editoras já fizeram parcerias com as
páginas de busca, de locação e venda de material digital, a fim de combater
também um mal comum, mas até então necessário nas universidades que é a
reprografia, uma forma de pirataria, da qual os autores têm sido vítimas com
bastante frequência, todavia, não lhes tornará imunes a esse problema a
comercialização das páginas digitalizadas pela internet, ao contrário, os
autores ainda correm riscos maiores de cópias ilegais por meio desse recurso.
SITUAÇÃO
DE MERCADO DE LIVROS DIGITALIZADOS
De acordo com as observações dos especialistas da Escola Wharton da
Universidade da Pensilvânia grandes sites de busca vislumbram digitalizar
milhões de livros para acesso dos leitores conforme seu interesse; a intenção é
propagar o conhecimento, evitando que este fique limitado a poucos. Os grandes
sites que têm interesse nesse trabalho são o Google, por meio do Google Print –
que visa digitalizar todo o acervo das bibliotecas de Harvard, da Universidade
de Michigan, Standford, Oxford e o acervo da Biblioteca Pública de Nova York,
porém os autores das obras entraram com uma ação judicial contra essas
digitalizações, pois os livros estão protegidos por copyright. As leis atuais
determinam que deve haver permissão dos autores para que haja a reprodução,
redistribuição do material envolvido.
Questionamos nessa situação se é válido às empresas manter seus impressos
protegidos por copyright, se as obras se encontram esgotadas nas livrarias, se
é válido manter essas obras com acesso restrito em plena era digital.
A empresa Amazon Pages disponibiliza ao cliente a compra do capítulo ou da
página do livro que lhe interessa, da mesma forma que a Amazon Upgrade permite
o acesso online de qualquer livro comprado. De igual modo a Random House também
trabalhará em parceria com as livrarias, por meio dos instrumentos de busca da
internet e portais como o Yahoo, oferecendo conteúdos de livros por uma quantia
de R$ 0,99 por quatro páginas. Além da proposta de venda, acesso gratuito às
páginas de livros importantes ao mundo acadêmico, a Google também tem
apresentado interesse em um plano para locação de versões digitais de livros,
conforme o Wall Street Journal, de 14 de novembro deste ano.
A Microsoft, segundo especulações, também planeja disponibilizar o acesso
digital do acervo da Biblioteca Britânica, tal como o Yahoo objetiva liderar um
grupo “Aliança de Conteúdo Aberto” para o arquivo digital de coleções
multimídia de todo o mundo, respeitando, todavia, a permissão dos autores
envolvidos.
A oferta até aqui mencionada
pelas indústrias virtuais de busca são distintas, pois envolvem venda, locação
e o acesso gratuito das obras acadêmicas e literárias de livrarias e
bibliotecas. Entre pagar por um produto e ter acesso a ele de forma gratuita
será a decisão do cliente interessado, não há muitas dúvidas sobre qual dentre
essas duas alternativas ele escolherá. Consideramos que os livros em si são
fonte de conhecimento, mas seria injusto para com seus autores que as
indústrias da internet disponibilizassem aos usuários o acesso às obras sem a
devida autorização ou pagamento por esse serviço.
As bibliotecas virtuais também se
utilizam de digitalizações para tornar acessíveis as obras de autores, seu
objetivo é atrair o público para o conhecimento, sem qualquer impedimento para
a pesquisa, embora as restrições do copyright também venham a ser um entrave
para essas bibliotecas futuramente.
Escanear ou digitalizar livros
não é uma ideia original, ora estamos em plena era digital e trabalhos dessa
natureza não são tão raros de se encontrar na internet, a questão, como propõe
nosso “negócio acadêmico” é organizar esse acesso e disponibilizá-lo a um
público específico. Um exemplo de trabalho semelhante é realizado pela
Universidade de Michigan, a qual pretende permitir que seu acervo de sete
milhões de volumes seja digitalizado pelo Google. Certos de que para realizar a
digitalização de tantas obras, as empresas interessadas dispõem de alta
tecnologia para escanear as páginas com rapidez e eficiência. A indústria do
livro teme com esse novo mercado de comercialização de acesso às obras
digitalizadas, pois ela depende da produção e venda de seus impressos.
A Amazon é uma das mais famosas
páginas da internet que trabalham com a locação de livros digitalizados. O
cliente associado a ela pode locar um livro por mês, sem data de vencimento. Se
o usuário tiver interesse em permanecer com a obra por um período de um ano, ele
pagar o valor de aproximadamente US$ 20 por obra. Agregado a esse produto está
o acesso a 13 mil filmes e programas de TV. Uma oferta tentadora para quem tem
interesse pela leitura.
Esse mercado digital não se
limita à locação do produto somente, outros serviços agregados à locação são
disponibilizados para a maximização dos ganhos, não foi à toa que em nosso
trabalho acadêmico adicionamos o auxílio de um tutor online, exatamente para
atrair os cliente e mostrar um diferencial e vantagem sobre as obras impressas.
As editoras podem ver essa nossa
veiculação de conhecimento como grande aliada em seu processo de ganho, sendo
que agora pode acrescentar ou apresentar seu conteúdo de outras formas,
possibilitando que sua receita venha além da venda de livros impressos.
Nossa equipe pesquisou e encontrou algumas páginas na internet que
oferecem o serviço de locação semanal de livros, o preço nessas páginas está em
torno de R$ 5,00 (cinco reais) por obra alugada. Todavia, foram poucas páginas que encontramos
na internet que oferecem a de locação de livros digitalizados. Acreditamos que
é um mercado ainda em expansão.
NOSSA APRESENTAÇÃO EM
SALA DE AULA
No dia 02 de Abril de 2012, a equipe composta pelos estudantes do 1°
Período de Ciências Econômicas da UFAM (Adriane Bruce, Agda Carioca, Kelly
Regina França, Luciano Camargo, Marina Lins e Patrick Gomes) apresentou um
trabalho sobre a Curva da Demanda, por meio da oferta de um produto “A Locação do Pacote de Livros Recomendados
pelos Professores do Curso + apoio técnico de tutores especializados no
assunto”.
Para decidirmos qual assunto seria mais atraente ao nosso público (nossos
colegas da mesma sala), pensamos na real necessidade dos estudantes e
concluímos que o acesso a todos os livros didáticos seria a melhor opção, porém
o preço de todos os livros juntos seria elevado, em torno de R$ 600,00
(seiscentos reais) se comprados em livrarias locais ou na internet.
Considerando esse preço, discutimos novamente como oferecer aos nossos
clientes um bom serviço com preços mais baixo. Chegamos, assim, a conclusão de
que alugar os livros digitalizados seria mais rentável aos nossos colegas
naquele dado momento da faculdade. Certamente antes de oferecermos o produto
por locação, teríamos gastos fixos como a remuneração dos tutores, o pagamento
da autorização das editoras para a digitalização dos livros, pagamento ao nosso
servidor de internet e programador etc. Consideramos, então, a necessidade dos
alunos renovarem os nossos serviços semanalmente, o que sustentaria nossa
pequena empresa virtual.
Apresentamos nosso produto aos estudantes, que demonstraram aprovação e
interesse no pacote de livros didáticos digitalizados, mas ao lançarmos a
primeira oferta, no valor R$ 10,00 (dez reais) o aluguel do conjunto de livros,
somente dezesseis alunos levantaram a mão. Estavam presentes em nossa sala
cerca de cinquenta alunos e somente 30% se mostraram interessados em alugar
nosso acervo pelo valor proposto.
Julgamos que o restante tenha considerado cara a nossa oferta, decidimos,
então, baixar o preço para R$ 5,00 (cinco reais), dispostas a pagar por esse
preço levantaram as mãos 26 pessoas, mais da metade da sala. O custo médio por
acesso semanal a nosso acervo seria em torno de R$ 5,00 (cinco reais), mas o
custo marginal seria algumas horas que os tutores concederiam aos estudantes que pagassem mais do que esse
custo. Seria lucrativo para nós que a maioria dos alunos presentes alugasse
nosso produto, contanto que pagasse ao menos o custo marginal.
Por essa razão baixamos o preço da senha de acesso para R$ 1,00 (um real)
semanal. Levamos em conta nosso público, composto em sua maioria por estudantes
que ainda não trabalham e dependem dos pais para se sustentar. Por esse valor,
41 universitários, dos que estavam presentes, dispuseram-se a fazer uso dos
serviços e usufruir de nosso produto. Observaremos melhor esse fenômeno por
meio da tabela e do gráfico abaixo, correlacionando as grandezas envolvidas.
PACOTE
DE LIVROS
|
PREÇO
|
QUANTIDADE
|
A
|
10,00
|
16
|
B
|
5,00
|
26
|
C
|
1,00
|
41
|
Tabela
1- Escala da Demanda dos Livros Digitalizados (tabela de preços e quantidade
referente ao dia 02/04/12 às 08h30 da manhã – público: estudantes de 1° período
do Curso de Ciências Econômicas/ FES / UFAM)
Quantidade de Estudantes Interessados na locação dos livros
Gráfico
1 - Demanda dos Livros Digitalizados (referente
ao dia 02/04/12 às 08h30 da manhã – público: estudantes de 1° período do Curso
de Ciências Econômicas/ FES / UFAM)
ALGUMAS OBRAS DE NOSSO ACERVO
IMAGENS
DE NOSSA APRESENTAÇÃO
Foto 1 – Alunos ouvindo a exposição
Foto 2 – Alunos sinalizando interesse no nosso
produto
Foto 3 – Exposição do produto
Foto 4 – Público demonstrando interesse na primeira
oferta.
Foto 5 – Divulgação do produto, reforçando a
informação do suporte dos tutores especializados.
Foto 6 – Membro da equipe responsável pela
construção do gráfico e da escala da demanda em folha avulsa
Foto 7 – Alunos interessados em adquirir o
produto, após lançamento da segunda oferta
Com este trabalho, a
lei geral da demanda ficou clara para nós. Aprendemos que no gráfico ela é negativamente inclinada devido ao
efeito conjunto de dois fatores: o efeito substituição e o efeito renda. Se o
preço de um bem aumenta, ocorre a queda na quantidade demandada, há
uma relação inversamente
proporcional
entre a quantidade da demanda e o
preço do produto.
Equipe
n° 01:
Adriane
Bruce
Agda
Carioca
Kelly
Regina França
Luciano
Camargo
Marina
Lins
Patrick
Gomes
Estudantes do 1°
Período de Ciências Econômicas / 2012 – sala 41
Faculdade de Estudos
Sociais / FES
Universidade Federal do
Amazonas / UFAM
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